A pele pode se acostumar com um produto ou rotina?

 

Já viu alguém dizendo “minha pele se acostumou com o produto, não funciona mais” e pensou se isso é verdade? Um produto pode deixar de agir na pele? É necessário estar sempre variando?


A resposta é bem simples: não. Sua pele não se acostuma com produtos a ponto de não funcionarem mais.


Para entender o que aconteceu é necessário avaliar não só a pele, mas a vida. É preciso saber se não tem alteração hormonal, mudança na alimentação, entre diversos fatores que podem afetar o estado da pele.


Lembre-se, quando você está com um problema muito visível e começa a trata-lo é normal ver uma melhora surpreendente. Depois de um tempo, quando sua pele está saudável novamente, não tem muito mais o que o produto fazer a não ser manter o balanceamento.


O produto serviu ao seu propósito, se você sente novas necessidades aí sim são necessários outros produtos. Por exemplo: você usa uma vitamina c com baixa porcentagem, sua pele fica iluminada, mas depois de um tempo você acha que não vê mais aquele brilho (porque se acostumou com o novo estado da sua pele) ou então quer que ela ajude em outros tópicos. Aí é necessário aumentar a porcentagem ou procurar um novo produto/ativo.


Também verifique o estado do seu produto! Produtos armazenados de forma incorreta podem oxidar/desestabilizar mais rapidamente. É normal que degradem com o tempo, mas o melhor é estar sempre atento para não ajudar nessa degradação.


E tenha em mente, não é porque você conseguiu controlar seu problema com cosméticos que você pode parar de se preocupar com alimentação, hormônios e outros fatores. Produtos de skincare só trabalham até certo ponto, por isso são considerados cosméticos.


Um produto com ácido salicílico ajuda no controle da acne, mas não vai curá-la, para isso você precisa descobrir a raiz do problema e as vezes tratar com medicamento. Um retinol não trabalha da mesma forma que o ácido retinóico e não é porque ele melhorou suas linhas finas que você vai parar de usar protetor solar.


Então lembre-se que produtos cosméticos tem ação limitada, skincare é manutenção!


Já teve essa impressão de algum produto antes? Agora você sabe o que aconteceu de verdade.

Gabrielly Bittenbinder

Nenhum comentário:

Postar um comentário