O que é o purging?

 


Você já usou um produto e ele te deu espinhas? Calma! Antes de se desfazer desse produtinho veja se você não está passando pelo período de purging! Mas o que é o purging? Ele existe mesmo? O que faz? Como funciona?


Nesse post você vai saber tudo sobre essa reação que é mais comum do que imaginamos!


Tópicos que você vai encontrar nesse texto:


  • ·         O que é o purging?
  • ·         Isso quer dizer que não podem aparecer espinhas em nenhum outro lugar?
  • ·         Quanto tempo dura o purging?
  • ·         O que vai acontecer com a minha pele após esse período?
  • ·         Qualquer produto causa purging?
  • ·         É possível evitar esse processo?
  • ·         As espinhas do purging são como todas as outras?
  • ·         Desculpa da indústria e o purging em estudos
  • ·         Qual a diferença entre o purging e o breakout?
  • ·         Ainda confuso? Então vamos aos exemplos!
  • ·         Resumo


O que é o purging? O purging é uma reação que pode ocorrer ao começarmos a utilizar um novo produto que cause o aceleramento da renovação celular. A reação são espinhas que surgem em lugares que você já costuma ter.


O motivo dessa reação é bem simples! O processo de nascimento de uma espinha leva até dois meses para acontecer, com a aceleração da renovação da pele causada pelo produto, todo esse processo do nascimento da espinha também é acelerado e por isso surgem tantas novas espinhas de uma vez só.


Por isso é importante observar aonde as espinhas estão nascendo para saber se é o purging, que surge em locais onde você costuma ter espinhas, ou seja, elas provavelmente já estão lá, só esperando para surgir.

 

Isso quer dizer que não podem aparecer espinhas em nenhum outro lugar? Podem aparecer, mas é algo bem ocasional, coisa de poucas espinhas e não várias.

 

Quanto tempo dura o purging? Em média não mais que um mês! O tempo de renovação natural da pele é em torno de 28 dias, então esse é o tempo em que o purging pode estar ocorrendo. Pode ser que ele dure um pouco mais? Sim, mas você precisa ficar MUITO atento caso escolha continuar colocando o produto utilizado à prova porque não vai querer ter que lidar com um breakout (surto de espinhas).

 

O que vai acontecer com a minha pele após esse período? Bom, agora que você passou pelo período de adaptação e o purging colocou para fora aquelas espinhas que estavam escondidas, você deverá ter a acne mais controlada e começa a ver o produto agindo como deve.

 

Qualquer produto causa purging? Não! O purging ocorre devido a aceleração da renovação da pele, portanto, é causado por produtos que provocam esse fenômeno como ácidos, peelings, esfoliantes, lasers ou outros componentes e produtos que causem uma renovação na pele.


Vejo muitos comentários pela internet falando sobre um surto de espinhas devido a cleansing oils/óleos de limpeza e muitas pessoas sugerem que seja purging, mas não é. Quando lemos sobre o purging por cima acreditamos que seja possível, eu já acreditei, mas realmente não é. A não ser que seu óleo de limpeza contenha algo que possa causar o aceleramento da renovação celular (o que é muito improvável), não tem como isso acontecer.


O que pode ocorrer nesses casos é uma irritação de fato, sua pele não estar conseguindo se adaptar com o produto e, eu sei, é chato, mas acontece com frequência. Vou dar um exemplo!


Vejo muitos comentários falando sobre experiências decepcionantes com o Cleansing Oil da Bioré, que ele deu espinhas cabulosas. Mais uma vez entra aqui a questão do tanto que um produto é popular e quantas pessoas utilizam.


Óleos de limpeza nunca foram algo comum no Brasil e, portanto, tínhamos poucas resenhas e experiências a cerca desses produtos. A Bioré chegou e se popularizou, sendo vendido em farmácias, logo muitas pessoas puderam ter acesso e consequentemente, como nem todo mundo tem resultados positivos com esse produto, logo pudemos ver várias reclamações a sobre ele. Mas acreditem, o purging não é responsável pelas espinhas que surgiram porque não tem como um produto desse tipo causar o aceleramento da renovação celular.


Mas tem um porém, muitas pessoas utilizam óleos de limpeza para realizarem massagens no rosto acreditando que o produto possa remover cravos (spoiler: isso não acontece de fato). O que elas não se atentam é que tal fricção está causando uma leve esfoliação no rosto, esfregam com força e por muito tempo, e aquelas coisas que você vê em sua mão e acredita serem cravos são peles mortas.


Essa leve esfoliação pode causar purging? Sim, pode. Escovas de limpeza também podem causar, por isso dizem que a FOREO em um primeiro momento coloca tudo pra fora e depois a pele fica ótima, o que pode mesmo ocorrer, mas é importante ficar atento aos breakouts (falaremos mais abaixo).


Então para ficar claro, os produtos que podem dar o purging são aqueles que causam renovação celular. Produtos neutros não causam purging. Se você tiver um surto de espinhas com um hidratante ou sabonete simples/neutro você provavelmente está tendo um breakout (surto de espinhas) e breakouts não somem rápido como o purging, fiquem atentos!

 

É possível evitar esse processo? Mais ou menos, você pode controlá-lo e evitar ter que lidar com muitas espinhas de uma vez.


Se você não está acostumado com ácidos, não introduza produtos com alta porcentagem na sua rotina. Esse é um dos motivos pelo qual muitas pessoas tem dificuldades ao utilizar produtos com o ácido ascórbico (vitamina c pura)! Criou-se a lenda de que apenas produtos com a porcentagem acima de 20% são bons, mas sabe o que não é bom de verdade? Você que nunca teve contato com ácidos inserir uma porcentagem tão alta na sua pele.


Vá devagar e sem pressa com os ácidos! Já percebeu que a maioria dos dermatologistas prescrevem ácidos com baixa porcentagem e aumentam conforme a necessidade do paciente? É porque ele sabe que sua pele tem que se acostumar com o produto aos poucos.


Isso também pode ser percebido pelas esfoliações que fazemos. Não é recomendado fazer esfoliação física mais do que duas vezes na semana para não causarmos lesões na pele, que além de machucar, podem causar pequenas infecções que se tornam espinhas.


Então se você quer manter o purging controlado insira os novos produtos na sua rotina com calma, com concentrações baixas e aos poucos você aumenta. Eu sei como é a vontade de ter resultados rápidos, mas é melhor TER resultados devagar do que se prejudicar na pressa.


Também é importante que você mantenha sua rotina em ordem! Os três passos principais são essenciais para ajudar no controle do purging: limpar, hidratar e proteger. Eles mantêm a sua barreira cutânea saudável, diminuindo o número de infecções que causam a acne.

 

As espinhas do purging são como todas as outras? Você pode ter espinhas “normais”, ou seja, aquelas com pus chamadas de pústulas, mas também pode ser que surjam espinhas como pápulas, que são aquelas mais durinhas e vermelhas.

 

“Ah, mas isso é desculpa criada por empresas para explicarem o porquê de seus produtos irritarem a pele”. De fato, algumas empresas podem usar isso como desculpa na hora de explicar ao consumidor porque a pele dele reagiu mal ao produto, mas o purging aparece em estudos com pacientes que fizeram uso de tretinoína, retinóides tópicos, ainda que com outras formas de se referir (o termo purging não é visto em estudos, temos algo como acne flare, entre outros). O estudo aponta que essa reação de aumento das espinhas ocorria com mais frequência em pessoas com acne leve ou moderada e que o uso desses produtos combinado ao uso de antibióticos era capaz de diminuir esse efeito.


O que acontece é que como não há muitos estudos sobre o purging em si, e sim estudos sobre reações da tretinoína na pele, esse termo está em um limbo que talvez devêssemos chamar de período de adaptação da pele ao componente. Isso muda o que ocorre? Não, mas estaria mentindo se dissesse que o purging é 100% comprovado cientificamente, o que temos aqui são estudos paralelos que apontam para uma possível existência dessa reação.

 

Qual a diferença entre o purging e o breakout? A diferença é simples, mas nem sempre fácil de identificar. Enquanto identificamos o purging através do surto de acne em locais que já estamos acostumados, o breakout aparece em outras áreas que normalmente você não possui acne. Além disso, as acnes que aparecem no breakout podem ser mais agressivas como as espinhas internas, que são bem doloridas.


O breakout diferente do purging não some enquanto não for tratado diretamente, as espinhas continuam surgindo bem inflamadas na sua pele até você descobrir o agente causador e pará-lo o quanto antes.


Lembre-se, o purging está colocando para fora a inflamação e logo sua pele estará melhor, enquanto no breakout algum produto está causando a inflamação e ela não vai parar de surgir.



Caso 1 – Você sempre tem acne nas bochechas e compra um produto novo que tem ácido como componente principal, ao começar a utilizá-lo surgem novas espinhas na região que você normalmente tem acne, as bochechas. Elas são espinhas “normais”, “comuns”, então você continua usando o produto por mais umas semanas, logo perceberá que elas secam e começam a sumir. Parabéns! Você passou pelo purging com sucesso.


Caso 2 – Você sempre tem acne nas bochechas e compra um produto novo, ao começar a utilizá-lo surgem espinhas nas suas bochechas, na testa, no queixo, lugares que você não costuma ter espinhas! Bom, nesse caso você está tendo um breakout e precisa suspender o uso do produto para que possa tratar a acne.

 

Resumindo!

- O purging só pode ser causado por produtos que causam aceleração na renovação da pele.

- Dura em média de duas semanas a um mês e meio.

- Ocorre em áreas que você costuma ter acne.

- A acne aparece normalmente como pápulas ou pústulas.

- Pode ser amenizado se o produto for inserido de forma gradual na rotina.

 

Agora você já sabe tudo sobre o purging e vai poder identifica-lo com mais facilidade e lidar com ele da melhor forma caso venha a ocorrer na sua pele!


Espero que esse post tenha sanado todas as suas dúvidas sobre o purging! Vocês já tiveram? Como foi? Com qual produto?

 

FONTES:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2989803/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18792548/

https://www.aad.org/public/diseases/acne/derm-treat/treat

https://www.sbcd.org.br/cirurgia-dermatologica/o-que-e-cirurgia-dermatologica/para-sua-pele/acne/#:~:text=P%C3%BAstulas%3A%20s%C3%A3o%20as%20p%C3%A1pulas%20que,ser%20dolorosos%20e%20deixar%20cicatrizes.

https://labmuffin.com/purging-vs-breakouts-ditch-skincare/

https://www.paulaschoice.com/expert-advice/skincare-advice/acne-and-breakouts/is-my-skin-purging-breaking-out.html


As informações contidas nesse post são baseadas em evidências científicas disponíveis atualmente. Tenham em mente que, com o avanço dos estudos na área as informações também sofrem alterações. Usem esse post como guia e não verdade absoluta. As fontes científicas para consulta estão no link disponibilizado no fim desta publicação. Este post é apenas para fins educativos. Se você estiver experenciando quaisquer disfunções de pele procure um profissional.

Gabrielly Bittenbinder

Um comentário:

  1. eu tive bastante acne na bochecha e bastante no queixo. E oque é mais triste de tudo isso é que eu fiz um estique de cleasing oil, estavam super na promoção e comprei 6 da the body shop e 2 da bioré. ja tinha usado um da the body shop a um anos atrás e deu tudo certo, usei mais de um mês, e não tive nada, so parei de usar porq fiquei com preguiça. ai um ano depois volto a usar e tive esse surto. ta monstruoso

    ResponderExcluir