Cleansing Oil não remove cravos


Ando vendo MUITAS postagens sobre o cleansing oil/óleo de limpeza com algumas desinformações que podem ser prejudiciais e levar a considerações erradas sobre essa etapa ou alguns produtos.

Não, eu não estou defendendo marcas, mas algumas coisas precisam sim ser levadas em consideração, então vamos esclarecer tudo sobre o óleo de limpeza!

Nesse post você vai encontrar:
  • O que é o óleo de limpeza/cleansing oil?
  • Eu PRECISO usar óleo de limpeza?
  • Quantas vezes posso usá-lo na semana?
  • O que ele faz?
  • Como se usa o óleo de limpeza?
  • “Mas e a massagem de 5 minutos”?
  • O óleo de limpeza elimina os cravos?
  • O óleo de limpeza pode dar reações?

Então vamos lá, ponto a ponto para que possam entender bem esse tipo de produto!

O que é o óleo de limpeza/cleansing oil? É um produto a base óleo que limpa profundamente a pele de forma gentil, capaz de remover maquiagem e até mesmo protetor solar.

Eu PRECISO usar óleo de limpeza? Não. O óleo de limpeza é um plus, um extra na etapa de limpeza e uma opção para retirar maquiagens. Não são todos os protetores que necessitam de óleo para serem removidos, a maioria sai apenas com sabonete, em geral são os protetores asiáticos que exigem limpeza profunda.

Quantas vezes posso usá-lo na semana? Pode usar todos os dias, mas vai de cada um sentir a necessidade da sua pele. Se você usa maquiagem, protetores asiáticos, sai para trabalhar todos os dias, talvez goste de usar o produto diariamente pela remoção e limpeza profunda. Caso o contrário, pode usá-lo três vezes na semana ou quando achar necessário. Você escolher como vai usar e assim como todos os produtos da rotina deve inseri-lo aos poucos e observar as reações da sua pele, aumentando gradativamente conforme acha necessário.

O que ele faz? A função do óleo de limpeza é limpar a pele de forma mais profunda já que óleo remove óleo, então o que um sabonete não consegue remover, ele consegue. Hoje já existem diversos produtos no mercado que prometem não só limpar como também trazer um pouco de hidratação para a pele, mas o foco continua sendo a limpeza.

Como se usa o óleo de limpeza? Aqui entramos em um ponto que vejo muitas pessoas errando. O óleo de limpeza é um produto de limpeza, não deve passar muito tempo na pele, então você coloca um pouco na sua mão, esfrega uma na outra e começa a passar em todo o rosto seco fazendo em movimentos circulares por cerca 1 MINUTO, que é o suficiente para tirar resíduos oleosos da pele. Depois molhas as mãos e emulsiona o produto no seu rosto, ou seja, vai molhando a pele com as mãos em movimento circulares que o produto vai ficando leitoso. Depois é só enxaguar e partir para o sabonete facial!

“Mas e a massagem de 5 minutos?” O que muitas pessoas confundem é o óleo de limpeza com o OCM (Oil Cleansing Method/Método de limpeza com óleo), que utiliza um blend de óleos vegetais para limpar a pele. No caso do OCM, a massagem é feita para que a pele também possa se beneficiar da nutrição dos óleos e por isso leva mais tempo, mas nem ela chega a cinco minutos.
O óleo de limpeza tem surfactantes que servem apenas para a limpeza, não faz bem mantê-lo tanto tempo na pele e com uma massagem. Se você quer massagear a pele faça o OCM ou use um óleo para selar a rotina, mas as massagens faciais também podem ser feitas durante a aplicação de produtos como séruns ou até mesmo hidratantes.

O óleo de limpeza elimina os cravos? Essa é uma questão polêmica, sei que muitas pessoas vão dizer que remove sim, que viram na mão, mas é necessário analisar essa questão com calma. O óleo de limpeza é um produto que está incluído na rotina e assim como todos os produtos traz benefícios a longo prazo.
Os cravos são os sebinhos que escureceram (oxidaram) e estão ali parados nos poros, esse sebo vem das glândulas sebáceas que liberam óleo natural do corpo para deixar a pele hidratada e se estiver em excesso e não for removido fica acumulando na pele, se misturando com outras sujeiras e pele morta. Esse acúmulo vai subindo para a superfície do poro e acaba oxidando ao ter contato com o ar, por isso fica preto. O sabonete por ser a base de água não consegue remover esse óleo e aí que entra o óleo de limpeza.
Porém, como disse antes, alguns desses acúmulos já se tornaram cravos pretos e sua remoção acontece terá que ser a longo prazo porque aos poucos vai sendo “derretido”.
Então quando você usa o óleo de limpeza e vê algumas coisas na sua mão, pode ser que tenha cravos ali, mas a maior parte é só pele morta misturada com resíduos de sujeira e poluição.

“Ah, mas eu usei e na primeira vez já aconteceu um milagre” Que bom, mas já reparou que isso não costuma durar muitos dias? Logo os pontinhos pretos estão ali novamente porque só saíram de forma supérflua. Para remover cravos de uma só vez seria necessária uma extração na esteticista e mesmo assim é necessário manter uma boa limpeza da pele para que não voltem rapidamente.
Cravos são naturais da pele, não quer dizer que você não esteja limpando a pele corretamente, pode ser uma disfunção na glândula que está produzindo óleo em excesso ou seus poros podem estar com o revestimento danificado, e tudo isso pode ser causado por muitas variáveis!

O óleo de limpeza pode dar reações? Claro, assim como qualquer outro produto! Nem todo mundo se adapta a todos os produtos ou etapas e isso é normal, mas também é necessário levar em consideração se você não está passando pelo purging. Sim, apesar de não conter ingredientes que renovem a pele, a fricção causa uma esfoliação, o que pode causar um purging.
E essa mesma esfoliação também pode causar um breakout porque esfoliação em excesso faz mal, imagine ficar todos os dias ou até mesmo 3 vezes na semana esfoliando seu rosto de forma física. Você não usaria um esfoliante tantas vezes no rosto porque sabe que vai machucar, então fique atento ao usar o óleo de limpeza, nada de usar muito tempo e nem pressionar muito a pele, é para limpar, não renovar a pele.

Sei que cravos são chatos, queremos que eles saiam da nossa pele, mas isso precisa ser feito com calma e da forma certa se não pode trazer mais prejuízos do que benefícios. Lembre-se também que não é porque todo mundo está usando que você também tem que usar ou que é o ideal para sua pele/problema.

Cada pele é uma pele, reagem de formas diferentes, mas todas as variáveis devem ser levadas em consideração. Então antes de culpar o produto ou a etapa verifique se está seguindo tudo isso corretamente, se estiver, realmente o produto pode estar sendo incompatível com sua pele e deve-se suspender o uso imediatamente.

Também é importante lembrar que parabenos e petrolatos (que estão presentes em muitos óleos de limpeza) não são vilões e não devem ser demonizados. Algumas peles podem não se dar bem com eles, mas são considerados totalmente seguros e não obstruem os poros.

Bom, espero que o post tenha esclarecido todas as dúvidas, mas caso ainda tenha alguma pode perguntar!

Lembrando que todas as discussões são válidas desde que sejam respeitosas!

Gabrielly Bittenbinder

Nenhum comentário:

Postar um comentário