Produtos comedogênicos e o nível de comedogenicidade


Se você está aprendendo sobre skincare com certeza já topou com a palavra ‘comedogênico’, mas o que é isso e o que significa?


Primeiro você precisa saber que comedogênico vem de comedogenicidade, que é a tendência que um ingrediente ou produto tem para obstruir nossos poros. Essa tendência é dividida em uma escala que vai de 0 a 5 no nível de comedogenicidade.



E o que esses níveis representam?



O nível 0 são aqueles que não vão bloquear seus poros de modo algum, como a água!



No nível 1 estão aqueles que podem vir a bloquear os poros, mas as chances são baixíssimas.



O nível 2 e 3 representam aqueles que costumam obstruir poros.



E no nível 4 e 5 temos os que com certeza obstruem poros, como óleo de coco, que é bom para a pele muito seca, mas péssimo para a oleosa ou acneica.



Então devo me preocupar com o nível comedogênico de cada produto que eu usar? Não! Apesar das informações virem de estudos válidos, os testes que criaram a tabela não foram realizados em condições reais do dia a dia. Além disso, um dos testes mais famosos foi realizado em orelhas de coelhos, que são muito mais sensíveis que a pele humana.



Mas e testes em humanos? Foram realizados, mas como sempre, cada pele é uma pele e reage de forma única, o que se pode aproveitar é que alguns tipos como a acneica é mais propensa a reagir mal a certos ingredientes, mas não necessariamente vai acontecer!



Outro ponto importante é que produtos são compostos por vários ingredientes e não é porque um deles é comedogênico que todo o produto será! Não sabemos o quanto dele foi utilizado e está diluído entre os outros, o que pode torná-lo insignificante!



Então o índice não serve pra nada? Serve se você estiver procurando o produto que está te causando espinhas em uma rotina! Analisando os componentes de cada um você pode encontrar possíveis causadores e tirá-los da rotina para ver se são os culpados.



Todas essas maravilhosas informações vêm do blog Lab Muffin Beauty Science! A Michelle é PhD em química e sempre traz esclarecimentos sobre tópicos polêmicos, então se você quiser se aprofundar ainda mais no assunto é só jogar no google “How to use comedogenicity ratings (with Video)”.

Gabrielly Bittenbinder

Nenhum comentário:

Postar um comentário